O Projeto

Troféu Nelson Rodrigues

A ANCEC – Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação tem entre seu objetivo principal o reconhecimento, a valorização e a promoção dessas três áreas no âmbito nacional.

 

Partindo desse principio, a ANCEC, desde o ano de 2014 realiza eventos reconhecendo personalidades em seus diversos âmbitos de atuação como o Troféu Nelson Rodrigues, entregue a personalidades que foram destaques nas artes de nosso País.

 

O troféu foi criado no ano de 2016 com o intuito de reconhecer as personalidades das artes no âmbito do cinema, tv e teatro, seja na dramaturgia, atuação, produção e técnica.

 

Nomes como Antonio Fagundes, Vera Fischer, Lilia Cabral, Gloria Pires, Mateus Solano, Alexandre Borges, Nicete Bruno, Natalia Timberg, Wolf Maia, Rosa Maria Murtinho, Mauro Mendonça, dentre outros grandes nomes.

 

Todas as homenagens são de indicação e aprovação da família junto da diretoria da ANCEC.

 

Em 2022, a ANCEC inova e lança categorias para voto popular e para júri especializado 

Missão

Manter vivo o nome de Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro reconhecendo todos aqueles que são referencia ou destaque nas artes cênicas, independente do artista ter trabalhado em obra do Nelson, pois se trata da uma homenagem as personalidades contribuinte as artes cênicas reconhecendo ao mesmo o tempo o maior nome das artes cênicas no Brasil envolvendo a cada ano de entrega uma temporada de um espetáculo de Nelson fomentando também a cultura em nosso País.

Visão

Ser o maior reconhecimento a todos que atuam nas artes cênicas, seja na interpretação, dramaturgia, produção, direção e técnica, valorizando todos que fazem o seu melhor para o teatro e audiovisual em nosso País.

Valores

Valorizar cada nome que contribui com as artes cênicas, seja uma personalidade já reconhecida e tradicional a um novo artista, sendo o mais importante sua contribuição idônea e qualitativa as artes cênicas assim como fez Nelson Rodrigues.